Ponto de vista da criança como foco principal

Você reconhece um quarto montessoriano?

A filosofia de Maria de Montessori, médica e educadora italiana, pauta a decoração de muitos quartos infantis e está se popularizando. Os mesmos princípios do sistema de educação que ela fundou são encontrados nesses ambientes: respeito e incentivo à criança, liberdade de movimento, incentivo à tomada de decisão, oportunidades de aprendizado e ênfase em atividades sensoriais.

quartomontessoriano_codecorar (1)

No olhar montessoriano, o berço é um limitador de movimento e deve-se adotar um colchão (ou futon) próximo do chão, aparado por tapetes confortáveis e almofadas. O objetivo é que a criança não encontre barreiras ao explorar o cômodo. Cabe a nós, os adultos – arquitetos ou pais – a preocupação com tomadas, objetos pontiagudos e fáceis de engolir, escadas e vidros para tornar o ambiente o mais seguro.

quartomontessoriano_codecorar (2)

Para Maria, um ambiente rico sensorialmente e estimulante favorece o aprendizado da criança por meio de suas próprias experiências. Espelhos permitem que ela reconheça os movimentos do seu corpo e se perceba como figura distinta da mãe, os sons de instrumentos como violão, tambor ou flauta são uma boa pedida para o estímulo auditivo e a localização dos objetos decorativos em altura de boa visualização facilita sua interação com eles.

quartomontessoriano_codecorar (4)

A decoração montessoriana é mais minimalista para que a criança possa explorar tudo que tem no quarto, os móveis devem ser proporcionais ao seu tamanho e os livros e brinquedos devem ficar acessíveis. Ela entende que as crianças gostam mais de ser do que ter e sugere um rodízio entre os brinquedos e objetos acessíveis, tornando-os sempre interessantes para os pequenos.

quartomontessoriano_codecorar (3)

Portanto, nessa filosofia, cada escolha que fizermos dentro do ambiente deve dizer à criança: Você é livre, Você pode tentar e Você é tão importante quanto o adulto. Nesse endereço você encontra mais informações de como montar um quarto assim: http://larmontessori.com/2012/11/12/o-quarto-montessoriano/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s