Quarto Bernardo e Olívia


A mamãe Joana procurou o escritório na segunda gestação para projetarmos o único quarto disponível na casa para as crianças. Bernardo, com 5 anos, já utilizava o quarto e estava tranquilo com um ambiente só dele até a descoberta que teria uma irmã! Os pais ficaram inseguros inicialmente em como juntar as duas crianças no mesmo ambiente, respeitando o espaço e as individualidades de cada um.

A partir desse pedido, nossa primeira sugestão foi segmentar o ambiente por usos: dormir e brincar. O filho mais velho não tinha muita identificação com o quarto anterior e raras vezes permanecia toda a noite na sua cama, mas não queríamos que ele sentisse que estava “perdendo” espaço para a irmã mais nova.

Aproveitando a geometria do ambiente que já tinha os armários e a TV instalados, de um lado elaboramos um móvel único com revisteiro junto à parede, gavetão, cama, bicama e berço montessoriano. Os livros para a leitura antes de dormir ficam em fácil acesso para a criança escolher qual história gostaria de escutar e os pais tem seu espaço reservado na bicama, facilitando a adaptação do maior na cama.

Aproveitando a experiência da primeira gestação, os pais decidiram que a bebê iria dormir com eles durante uns meses o que torna a adaptação na cama montessioriana posteriormente mais fácil, pois a dificuldade inicial fica sempre por conta dos pais que tem que se abaixar muitas vezes ao dia. O apartamento também contava com trocador na área do banheiro o que tornou possível dispensar esse mobiliário da decoração do espaço.

As paredes foram revestidas com adesivo degradê em tons de azul, perfeito para compor com os enxovais desenvolvidos em preto-e-branco em motivos geométricos e as muitas almofadas em formatos especiais. A ideia sempre foi misturar bem os elementos sem deixar setorizado porque durante muito tempo para a criança todos elementos são unissex.

O canto do brincar conta com painel de imã para expor fotos e as atividades da escola do irmão mais velho e mais um espaço para porta livros. A estante organiza brinquedos e pelúcias e o campo de futebol é uma estante/lousa decorada com adesivo do time de futebol preferido.

No Comment

Comments are closed here.