Muitos podem pensar que projetar o quarto do próprio filho é suuuper fácil para quem trabalha com isso – mas como toda verdade sobre maternidade, eu também pensava diferente até chegar a minha vez! O grande desafio que tive nesse projeto foi colocar os irmãos de idades tão diferentes dormindo juntos. Mil ideias e estilos diferentes pipocavam na minha cabeça (bem como acontece com a maioria de nós) e foi manter o processo que realizo com as clientes que me levou até o resultado final: reconhecer o espaço e listar as necessidades de cada usuário do ambiente.

A proposta montessoriana pareceu a mais adequada para a nossa família e assim, no lugar do berço, partimos direto para a mini cama. A mistura de estilos de mobiliário (aproveitando os itens que já faziam parte do quarto do irmão mais velho) e objetos aliados à uma cor neutra – mas com personalidade – me pareceram a base ideal para brilharem os itens decorativos do quarto.

O tema escolhido para a decoração do quarto foi “oásis urbano” – refletindo nosso lifestyle em mais esse ambiente da casa. Mas antes que alguém me ache louca demais com esse “tema” a ideia era ter uma inspiração aberta, que permitisse uma decoração menos óbvia e datada e tivesse a cor verde bandeira presente (minha preferida)!

Com a ideia do tema busquei imagens e referências que refletissem um pouco do estilo que pretendia atingir e criei um painel de inspiração para nortear minhas definições (e também conseguir a aprovação familiar, rs).

Slide 1

A partir dessas premissas fui definindo cada detalhe e fazendo escolhas que faziam sentido para nós.  O primeiro passo foi definir o enxoval. Eu queria usar figuras geométricas e preto-e-branco (sabia que essa combinação contrastante é a que os bebês visualizam melhor nos primeiros meses de vida?) pois buscava como resultado algo moderno e atual. A Pilulito tinha as estampas perfeitas e com os acabamentos no tom de verde ideal para combinar com o tapete Lorena Canals com estampa de folhagem (que já fazia parte até das inspirações).

Mobiliário e enxoval escolhidos faltava preencher as paredes! Nada melhor para ser atemporal que um desenho exclusivo não é mesmo? O mesmo painel de inspirações foi enviado para artista Ana Luiza de Paula que desenvolveu uma arte exclusiva, única e linda! Foi apresentada sobre a foto do quarto para facilitar a compreensão e aprovação de todos. pouco infantilizada e com muito preto-e-branco nosso oásis foi ganhando ares de selva urbana tropical e deixando o ambiente cada vez com mais personalidade!

Um cantinho especial foi reservado para a parede da troca. Acima da cômoda, o trocador modelo americano com as abas mais altas e porta trecos e roupinhas para facilitar a vida na hora da troca fixos na parede com ganchos que se encaixaram perfeitamente no tema. O resto da parede, bem como todo quartinho, preenchemos com um mix de elementos decorativos que espelham as preferências de cada um.

Abaixo o resultado de todo esse blá blá blá. Espero que curtam e se inspirem!