Como definir a cara da sua casa – o mistério do estilo pessoal

Uma máxima que a gente repete sempre aqui no CODECORAR é: ‘Casa bacana é aquela que tem a cara do dono’.

A gente acredita muito nisso, mas entende que, num primeiro momento, é uma afirmação que gera mais perguntas do que respostas – Qual a minha cara de casa? Que cara minha casa tem? Como eu descubro meu estilo de casa? Quem vê casa, vê cara? Ou é o contrário? Rs…  

Pois saiba que, nem para gente a tarefa é tão simples: como qualquer pessoa podemos ficar um pouco perdidas diante de tantas opções de estilos e caminhos, tendo que definir apenas um que seja a “nossa cara” ou o “nosso estilo” de decoração.  Neste post, viemos dividir nossa estratégia para desvendar o mistério do estilo pessoal!

como definir a cara da casa estilo pessoal

O primeiro passo para descobrir qual estilo tem mais a ver conosco é criar um arquivo com fotos de ambientes que nos atraem e encantam. Normalmente, o que nos faz gostar de uma decoração é o fato de vê-la em imagens de ambientes bem fotografados e iluminados, com tudo pronto, composto e colocado em seu devido lugar. Podemos nem entender o motivo do gostar mas vendo a imagem pronta, o ambiente parece demais! Uma peça, um revestimento ou uma cor que, sozinhos, jamais imaginaríamos usar no espaço também são elementos que conquistam.

Você pode segmentar seu banco de imagens de referência/inspiração em pastas separadas por ambientes (sala, cozinha, banheiro, etc), por cor predominante (ambientes com amarelo, azul, preto, etc), por materiais (presença de madeira, papel de parede, mármore, etc) e até pelo clima daquela imagem (ambiente descontraído, requintado, despojado, etc). Essas imagens podem ficar no seu computador, celular ou em aplicativos pensados para isso – como o Pinterest, você já ouviu falar?  A gente salva muitas das nossas inspirações e referências no nosso perfil lá (https://www.pinterest.com/codecorar)

Essa parte parece brincadeira (e de fato é muito divertida) mas serve para começarmos os questionamentos do que é que realmente gostamos em cada imagem que separamos como uma “favorita”.  Olhando para o conjunto das imagens, fica mais fácil identificar pontos em comum que chamaram nossa atenção e também organizar os pensamentos de “isso é mais bonito que aquilo”, assim começamos a entender qual a nossa verdade com relação aos ambientes e identificamos nosso estilo pessoal.  Um exemplo dessa etapa é o que fazemos nos nossos perfis no Instagram e no Facebook:  com a nossa hashtag #codecoraradora explicamos o que curtimos em cada imagem que postamos. Entendam que aquele é o olhar que tivemos naquele momento sobre aquela imagem… quem olhar pode se identificar pelo mesmo motivo que salientamos na legenda (ou por outros) ou até não se interessar nem com a nossa explicação! Porque isso também acontece conosco – um dia achamos a imagem linda e no outro nem sabemos porque salvamos!

moodboard codecoraradoraPortanto, quanto mais tempo você tiver para perder nessa “brincadeira”, mais fácil será para você saber o que quer dos ambientes que te cercam – se falta um tapete, uma cor na parede, ou se é caso de começar tudo do zero. Assim, você vai começar a se conhecer melhor e saber quais são seus gostos, suas preferências e certamente o resultado vai espelhar sua personalidade, fazendo a sua casa ter a sua cara!

Essa etapa é tão fundamental no nosso processo criativo – conhecer bem para quem estamos projetando – que temos reuniões específicas para conversar sobre estilo, cores e referências. E caso você seja muito ocupado, fique tranquilo, para quem faz projeto com a gente, a seleção de imagens para descobrir o estilo a gente que faz! ; )

E pra quem for super preguiçoso, um bom jeito é fazer esse teste do Portal IG. Um pouco antigo, mas com um resultado interessante… Vai lá ver:

http://testes.ig.com.br/teste-que-tipo-de-decoracao-combina-com-voce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s