na prateleira

_CO-organizacao estante-1Quase todo mundo tem em casa uma estante ou prateleira que sem perceber se torna um elefante branco na composição do espaço… pois passam a armazenar todo o tipo de coisas, ficam com livros em todas direções e acumulam coisas até que cada espaço livre desapareça. Nossa ideia com esse post é mostrar como um elemento de tamanho impacto pode favorecer sua decoração e se transformar no principal ponto focal – positivo – do seu ambiente.

Estantes são ótimos exemplares “personalizadores” de ambientes pois expõem um pouco dos hábitos e as preferências dos moradores e usuários daquele espaço (e, cá entre nós, ninguém quer transmitir a imagem de bagunça e confusão para as visitas não é?). Então, mãos à obra – vamos organizar o existente com muito estilo! Separe um tempo legal para isso, coloque uma música bacana que vá te inspirar na hora da arrumação e acompanhe nosso raciocínio.

1 – Tire tudo do lugar e, de preferência, para fora da estante. Coloque os objetos de forma que você possa olhar criteriosamente o que precisa voltar na nova composição. Edições antigas de revistas e passatempos feitos podem seguir para reciclagem, bem como lembranças de festas que você nem se lembra quando foram parar ali.

_CO-organizacao estante-2

Se com isso ganharmos novos espaços, use as categorias a seguir em busca de inspiração para preenchermos com objetos novos ou de outros lugares da sua casa:

_CO-organizacao estante-objetos1

_CO-organizacao estante-objetos2_CO-organizacao estante-objetos3

2 – Agrupe os itens que você deseja manter por categorias. Coloque os livros juntos, os objetos de decoração, os quadros e fotos emolduradas. Isso o ajudará a ver o que tem para trabalhar e equilibrar os usos na hora da reposição. Mas não queremos que você preencha as prateleiras de volta com os objetos similares todos juntos – mas se você tem pequenos objetos de vidro pode agrupar sobre uma pilha de livros. Como eles são pequenos, aparecerão mais dessa forma do que soltos sobre a prateleira.

_CO-organizacao estante-3

3 – Considere a altura e o tamanho total das suas estantes, olhando com distanciamento. Observe quais são os pontos mais visíveis e a partir deles comece a dispor os objetos. Por exemplo, se você tem um par de estantes ladeando a tv ou uma lareira, veja quais partes são fáceis de observar e quais não são visíveis conforme a circulação e a disposição do seu layout e só então faça a distribuição das peças. Observe também os nichos de tamanhos e formatos maiores, que muitas vezes acabam chamando mais a atenção que os outros.

_CO-organizacao estante-5

_CO-organizacao estante-3-MG-Arquitetos-Associados_CO-organizacao estante-4-Raquel-Moreira-Brum

4 – Para o bom armazenamento de itens menos atrativos (brinquedos de crianças, do seu animal de estimação e até pesos para exercício) use diversos cestos ou caixas nas prateleiras inferiores. Dessa forma, são de fácil acesso quando necessário mas não interferem na decoração do conjunto.

_CO-organizacao estante-7_CO-organizacao estante-6-Billy-Bookcase-After

5 – Pense em cada prateleira há uma linha imaginária dividindo a mesma ao meio. Cada lado deve ser equilibrado para ter objetos de altura, tamanho ou “peso” semelhante. Você pode conseguir isso colocando uma pilha de livros de um lado e um objeto decorativo maior na outra metade. Você também pode centralizar as peças, só não se esqueça de deixar os lados vazios ou também equilibrados com objetos.

_CO-organizacao estante-9-hannah-parker-home-styling

6 – Tente não preencher todas prateleiras somente com livros. Se a estante é o único lugar para isso, entendemos, mas não gostamos muito como composição decorativa. Para criar um efeito interessante você pode agrupar os livros por cor (e consegue isso muitas vezes tirando a capa sobreposta que vem na compra). As vezes é bom ter meia prateleira cheia de livros vermelhos ou meia prateleiras com livros café dispostos horizontalmente e então um quadro menor emoldurado em cima.

_CO-organizacao estante-10-decorating_instant_updates

_CO-organizacao estante-12_CO-organizacao estante-11-hannah-parker-home

7 – Fotografias são legais, mas não em exagero. Não há problemas em ter uma prateleira com apenas duas fotografias e nada mais. Não tenha medo disso, mas lembre-se de misturar estilos de molduras para criar um efeito interessante na prateleira.

_CO-organizacao estante-13-hannah-parker-home-styling

Por último, edite o resultado. Afaste-se e dê uma nova olhada. Retire duas ou três coisas, reagrupe os livros numa pilha, remova um vaso… Deve ser natural olhar e achar que está arrumado. E as cosias que você retirou e não encontrou lugar? Certamente elas não mereciam ocupar um lugar tão nobre!

_CO-organizacao estante-14

Esperamos que nossas dicas sejam úteis! Agora, enfrentem suas prateleiras com energia e emoção e contem depois o resultado pra nós!

; )

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s